Adriano Possebon Rosa, egresso do PCMEC, recebe Grande Prêmio UnB Tese 2018/2019

Imprimir

Adriano Possebon Rosa recebe Grande Prêmio UnB Tese e Prêmio Tese 2018/2019

 


O egresso do nosso programa Adriano Possebon Rosa, atualmente docente do ENM e credenciado no PCMEC, foi contemplado com o Grande Prêmio UnB de Tese e Prêmio UnB de Tese! Intitulada “Microestrutura e Magneto-Reologia de Ferrofluids em Cisalhamento: Teoria e Simulação”, a tese foi orientada pelo professor Francisco Ricardo da Cunha

 

Em um primeiro momento o trabalho foi agraciado com o prêmio de Tese, como melhor tese na área de Engenharias (uma das 9 áreas existentes na UnB) da UnB nos anos de 2018 e 2019. Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada no 21 de outubro de 2020, em transmissão ao vivo pela UnBTV o trabalho foi anunciado também vencedor do Grande Prêmio de Tese, sendo considerado o melhor trabalho do colégio "Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar" na UnB nos anos de 2018 e 2019. Os prêmios consagram a qualidade excepcional do trabalho realizado!

 

A referida tese, defendida em julho/2018, teve um período Sanduíche na Universidade da California em Santa Barbara (UCSB-USA) apoiado pelo Projeto intitulado Multi-model Micro-Macro Approaches for the Dynamics and Rheology of Magnetic Droplets (Projeto Ciências sem Fronteiras -CNPq - grant: 402371/2013), coordenado pelo orientador.  A tese apresenta alta densidade científica, interdisciplinaridade, originalidade e inovação que impressionam tanto em relação aos aspectos teóricos como também as metodologias empregadas nas simulações numéricas de suspensões magnéticas usando dinâmica Browniana. É inequívoca a relevância científica e tecnológica do trabalho, demonstrada pelo impacto dos artigos científicos publicados em periódicos indexados de grande circulação internacional. Vinculados a referida tese foram publicados: 02 artigos  no Physics of Fluids (estrato A1; fator de impacto 3.515) com 15 citações, 03 artigos  no Journal of Magnetism and Magnetic Materials (estrato A2; fator de impacto 2.717) com um número de 15 citações   e um artigo publicado no Applied Mathematical Modelling (estrato  é A1; fator de impacto 3.633) com 09 citações. O elevado patamar de qualidade da tese e as publicações associadas levou o índice H do autor da tese, mesmo na condição de recém-doutor, a um valor 4 (quatro). Vale ainda destacar que os resultados mais relevantes da tese já estão sendo utilizados no contexto internacional por vários grupos de pesquisa que trabalham com reologia, hidrodinâmica e magnetização de suspensões magnéticas.

 
Parabenizamos o autor e o orientador pela conquista!

 

 

Orientador Francisco Ricardo da Cunha (esquerda) e autor Adriano Possebon Rosa (direita)