Proposta do Programa

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas (PCMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Universidade de Brasília (UnB) é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos inéditos, aprofundados, e preferencialmente inovadores, conseqüentes de investigações científica e tecnológica, nas sub-áreas da Engenharia Mecânica que envolvem Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Termociências e Dinâmica de Sistemas Mecânicos.

Em 2004 a CAPES recomendou o curso/programa de doutorado em Ciências Mecânicas do ENM-UnB. Sendo o único curso de doutorado em temas de interesse da Engenharia Mecânica na região Centro-Oeste o programa tem importância estratégica e fundamental para a formação de recursos humanos e para o desenvolvimento científico desta região, entre outras. A estrutura curricular do programa foi montada com a intenção clara de fornecer ao aluno pesquisador uma formação bastante sólida e consistente em áreas básicas das Ciências Mecânicas. Este processo de formação constitui a base para o desenvolvimento de trabalhos científicos e tecnológicos inéditos, condição fundamental para obtenção do grau de doutor em Ciências Mecânicas. Deve-se ressaltar que um dos principais objetivos do programa é formar profissionais/pesquisadores com uma capacidade de produção de conhecimento autônoma, sendo assim capazes de nuclear novos pólos de pesquisa e de tecnologia de maneira independente.

O curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Mecânicas da UnB tem como principal meta aprofundar os conhecimentos adquiridos na Graduação em temas específicos da área de Ciências Mecânicas, preparando o aluno para o curso de doutorado ou para um mercado de trabalho mais exigente tecnologicamente. O candidato deve desenvolver uma atividade de pesquisa e sistematizar os conhecimentos adquiridos. O curso visa, portanto, a ampliação e a consolidação de um pólo de disseminação de conhecimentos em mecânica dos fluidos, mecânica dos sólidos, materiais, sistemas dinâmicos e engenharia térmica, com intuito de formar profissionais que possam repassar e aplicar estes conhecimentos, e a geração de tecnologias mais adequadas aos problemas regionais e nacionais nessas áreas. Busca-se a atualização constante das áreas de concentração, das linhas de pesquisa e da atualização curricular, visando a inserção de um número crescente dos egressos do programa em pesquisa e pós graduação e no mercado de trabalho.

A criação do curso de doutorado do PCMEC foi uma conseqüência natural das iniciativas de qualificação e do grau de amadurecimento e empreendedorismo do seu corpo docente, e torna-se ferramenta indispensável para continuidade da expansão das suas atividades de pesquisa básica e aplicada. Veio atender a uma demanda crescente da região, uma vez que o número de alunos egressos do curso de mestrado do ENM-UnB que davam continuidade a seus estudos de pós-graduação em outras localidades e o número de consultas por profissionais do governo, do setor produtivo e instituições do exterior por um curso desta natureza tem aumentado de forma consistente.