Requisitos para Inscrição no Mestrado

1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, em datas e horários previstos no edital no seguinte endereço: Universidade de Brasília, Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação na Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica / Faculdade de Tecnologia, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, CEP 70910-900, Brasília-DF.

2 Poderão inscrever-se candidatos residentes no Brasil e no exterior. As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, sendo recomendada, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição.

3 Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação, desde que possam concluir seu curso de Graduação até o primeiro dia do Período Letivo de ingresso no curso pretendido, de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, atendido o que prescreve o edital.

4 No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos, sendo que para inscrição por via postal, as cópias deverão ser autenticadas:

4.1 Ficha de inscrição (modelo padrão disponível no endereço indicado no item 1

4.2 2 (Duas) cópias do Diploma (ou certificado) de conclusão do(s) curso(s) de Graduação (ou declaração de provável formando no semestre letivo anterior).

4.3 2 (Duas) cópias do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

4.4 2(Duas) cópias do Curriculum Vitae (preferencialmente na versão fornecida pela plataforma Lattes do CNPq), em versão impressa. Deverão ser anexados comprovantes da produção intelectual listada no currículo.

4.5 1(Uma) Carta de Recomendação Acadêmica. A Carta de Recomendação Acadêmica deve ser encaminhada em Formulário Padrão, disponível no endereço indicado no item 1. A Carta de Recomendação Acadêmica pode ser apresentada pelos candidatos em envelope lacrado pelo autor no ato da inscrição ou pode ser enviada pelo autor diretamente ao endereço indicado no item 1.

4.6 2 (Duas) cópias de Documento de Identidade e do CPF.

4.7 2 (Duas) cópias do Título de Eleitor e comprovante(s) da última votação.

4.8 2 (Duas) cópias do Certificado de Reservista, para candidato do sexo masculino.

4.8 3 (Duas) fotos 3x4 recentes.

4.9 Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os candidatos que apresentem a documentação exigida dentro do prazo previsto no Edital.

5 Para os candidatos com formação em instituições sediadas no exterior além do exigido no item 4, o candidato deverá ter seu diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem no ato da matrícula. Caso candidato estrangeiro seja selecionado também será exigido no ato da matrícula o visto de estudante, fornecido pela Embaixada ou Consulado Brasileiro.

6 O candidato, ao apresentar a documentação requerida se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

7 A admissão dos candidatos selecionados no curso se concretizará pelo seu registro na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). No ato do registro os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Cópias autenticadas de Diploma do curso superior; Histórico Escolar do curso superior; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor com último comprovante de votação;Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino); Carteira de Identidade de Estrangeiro, somente para os estrangeiros.

8 Não será permitido o registro concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UnB.

9 Candidatos inscritos no processo seletivo para o Curso de Mestrado em fase de conclusão do curso de Graduação, se selecionados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão do respectivo curso no ato de registro pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB.

Última atualização em Seg, 24 de Outubro de 2016 16:50