Requisitos para Inscrição no Doutorado

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, no período previsto no edital, no horário das 08h30min às 16h30min no seguinte endereço: Universidade de Brasília, Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação na Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica / Faculdade de Tecnologia, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, CEP 70910-900, Brasília-DF.

2 Poderão inscrever-se candidatos residentes no Brasil e no exterior. As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, sendo recomendada, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme estabelecido no item 1.

3 Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de Mestrado, desde que possam concluir seu curso de mestrado até o primeiro dia do Período Letivo de ingresso no curso pretendido, de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, atendido o que prescreve o edital.

4 No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos, sendo que para inscrição por via postal, as cópias deverão ser autenticadas:

4.1 Ficha de inscrição (modelo padrão disponível no endereço indicado no item 1).

4.2 2 (Duas) cópias do Diploma (ou certificado) de conclusão do(s) curso(s) de Graduação e de Mestrado (ou declaração de provável formando no semestre letivo anterior).

4.3 2 (Duas) cópias do Histórico Escolar do Curso de Mestrado e do Curso de Graduação.

4.4 2(Duas) cópias do Curriculum Vitae (preferencialmente na versão fornecida pela plataforma Lattes do CNPq), em versão impressa. Deverão ser anexados comprovantes da produção intelectual listada no currículo.

4.5 1(Uma) Carta de Recomendação Acadêmica. A Carta de Recomendação Acadêmica deve ser encaminhada em Formulário Padrão, disponível no endereço indicado no item 1. A Carta de Recomendação Acadêmica pode ser apresentada pelo candidato em envelope lacrado pelo autor no ato da inscrição; ou pode ser enviada pelo autor diretamente ao endereço indicado no item 1.

4.6 Anteprojeto de Tese em uma via conforme estabelecido no item 4.

4.7 2 (Duas) cópias de Documento de Identidade e do CPF.

4.8 2 (Duas) cópias do Título de Eleitor e comprovante(s) da última votação.

4.9 2 (Duas) cópias do Certificado de Reservista, para candidatos do sexo masculino.

4.9 3 (Duas) fotos 3x4 recentes.

4.10 Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) no Banco do Brasil (001), Agência 4201-3, conta 170500-8 (Conta Única do Tesouro), código identificador 15404015257288381.

4.11 Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os candidatos que apresentem a documentação exigida dentro do prazo previsto no edital.

5. Para os candidatos com formação em instituições sediadas no exterior, além do exigido no item 4 o candidato deverá ter seu diploma reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem no ato da matrícula. Caso o candidato estrangeiro seja selecionado também será exigido no ato da matrícula o visto de estudante, fornecido pela Embaixada ou Consulado Brasileiro.

6 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

7. A admissão dos candidatos selecionados no curso se concretizará pelo seu registro na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). No ato do registro os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Cópias autenticadas de Diploma do curso superior; Histórico Escolar do curso superior; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor com último comprovante de votação; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino) e para os estrangeiros, Carteira de Identidade de Estrangeiro.

8 Não será permitido o registro concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UnB.

9 Candidatos inscritos no processo seletivo para o Curso de Doutorado em fase de conclusão do curso de Mestrado, se selecionados, deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão do curso respectivo no ato de registro pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB.

Última atualização em Seg, 24 de Outubro de 2016 16:49