Requisitos para Formação

A estrutura curricular do curso de pós-graduação em ciências mecânicas está sedimentada e envolve requisitos básicos. O aluno de mestrado deve cursar um total de vinte e quatro créditos e o de doutorado trinta e dois créditos. Cada disciplina oferecida em regime semestral equivale a quatro créditos. Portanto no mestrado o aluno cursará seis disciplinas e no doutorado oito. Os créditos das disciplinas cursadas em nível de mestrado em geral podem ser aproveitados para o doutorado mediante aprovação da Coordenação ou de outros professores credenciados ao Programa mediante solicitação formal do aluno na secretaria do curso. De acordo com a proposta didático-científica do PCMEC, que visa dar uma sólida formação de base para o pós-graduando atuar nas diversas áreas das Ciências Mecânicas, o aluno deve cursar três disciplinas obrigatórias, tanto para o curso de Mestrado como para o de Doutorado. São elas:

• Métodos Matemáticos para Ciências Mecânicas,
  • Métodos Numéricos para Ciências Mecânicas, e
  • Métodos Experimentais para Ciências Mecânicas.

As demais disciplinas para completar o número de créditos requeridos devem ser escolhidas entre o conjunto de disciplinas ditas optativas, de acordo com a área de interesse do aluno e o seu tema de tese ou dissertação. Uma vez matriculado regularmente o aluno terá um prazo máximo de quatro semestres para terminar o mestrado e oito para o doutorado. Em ambos os casos é possível solicitar uma prorrogação de prazo de seis meses sujeita a análise e aprovação da Coordenação e/ou do Colegiado do curso, mediante a apresentação de versão preliminar da tese ou dissertação. Esse documento deve conter material substancial que indique a real possibilidade do aluno concluir o trabalho no prazo solicitado. Os demais prazos e condições estão discriminados a seguir:

a) Para alunos de mestrado

- Definir o orientador, o tema da pesquisa e apresentar um plano de trabalho de até três

folhas no prazo de seis meses após a matrícula.

- Submeter-se ao Exame de Qualificação do Mestrado em Ciências Mecânicas (EQM) no prazo de doze meses após a matrícula para alunos bolsistas ou em regime de dedicação integral e no prazo de quatorze meses para não bolsistas em regime de dedicação parcial. Um relatório de até trinta páginas deve ser entregue a banca examinadora até quinze dias antes da data do EQM.

- Antes de solicitar a composição da banca examinadora para defesa da dissertação o aluno terá que comprovar a submissão de um artigo pra um congresso internacional ou dois artigos para congressos nacionais.

b) Para alunos de doutorado

- Definir o orientador, o tema da pesquisa e apresentar um plano de trabalho de até cinco folhas no prazo de seis meses após a matrícula.

- Submeter-se ao Exame de Qualificação de Doutorado em Ciências Mecânicas (EQD) no prazo de vinte meses após a matrícula para alunos bolsistas ou em regime de dedicação integral e no prazo de vinte e cinco meses para não bolsistas em regime de dedicação parcial. Um relatório de até sessenta páginas deve ser entregue a banca examinadora até trinta dias antes da data do EQD.

- Antes de solicitar a composição da banca examinadora pra defesa da tese o aluno terá que comprovar a submissão de um artigo para uma revista internacional classificada pela CAPES como QUALIS entre A1 e B2.

As bancas de mestrado incluem três membros com doutorado, sendo um deles o orientador, o outro um membro interno ao programa e o terceiro um membro externo ao programa. Os membros externos são normalmente externos à UnB e incluem professores com perfil acadêmico relevante de Universidades situadas em outras regiões, tendo em vista à inexistência de professores em áreas correlatas na região.

As bancas de doutorado são compostas por 5 membros com doutorado, incluindo o orientador, sendo dois externos à Instituição. Os recursos necessários ao deslocamento e hospedagem dos membros internos são obtidos junto ao Decanato de Pós Graduação e Pesquisa da UnB.

Com o objetivo de conduzir o Programa a patamares de excelência acadêmica, uma nova proposta de credenciamento de docentes foi implementada em 2011, resultando na otimização da qualificação do corpo docente, com perfil extremamente produtivo, acarretando o incremento do número de professores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, credenciados para atuarem como Professores Permanentes desse Programa para o triênio 2009-2012.

Os indicadores supracitados caracterizam uma produção intelectual qualificada representativa e bem distribuída, um aumento expressivo da captação de alunos e de recursos para pesquisa, além de uma política austera para o credenciamento e efetiva participação de orientadores no Programa, complementada pela futura incorporação de novos docentes com perfil altamente produtivo.

Última atualização em Qui, 03 de Setembro de 2015 19:45