Teses e Dissertações

This event will mark the 40th anniversary of the first Symposium on Multiaxial Fatigue sponsored by ASTM held in December 1982. The meeting will be held Wednesday through Friday, November 2-4, 2022 at the Sheraton New Orleans Hotel in New Orleans, LA, USA in conjunction with the November standards development meetings of ASTM Committee E08 on Fatigue and Fracture.

Adriano Possebon Rosa recebe Grande Prêmio UnB Tese e Prêmio Tese 2018/2019

O egresso do nosso programa Adriano Possebon Rosa, atualmente docente do ENM e credenciado no PCMEC, foi contemplado com o Grande Prêmio UnB de Tese e Prêmio UnB de Tese! Intitulada “Microestrutura e Magneto-Reologia de Ferrofluids em Cisalhamento: Teoria e Simulação”, a tese foi orientada pelo professor Francisco Ricardo da Cunha

Em um primeiro momento o trabalho foi agraciado com o prêmio de Tese, como melhor tese na área de Engenharias (uma das 9 áreas existentes na UnB) da UnB nos anos de 2018 e 2019. Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada no 21 de outubro de 2020, em transmissão ao vivo pela UnBTV o trabalho foi anunciado também vencedor do Grande Prêmio de Tese, sendo considerado o melhor trabalho do colégio "Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar" na UnB nos anos de 2018 e 2019. Os prêmios consagram a qualidade excepcional do trabalho realizado!

A referida tese, defendida em julho/2018, teve um período Sanduíche na Universidade da California em Santa Barbara (UCSB-USA) apoiado pelo Projeto intitulado Multi-model Micro-Macro Approaches for the Dynamics and Rheology of Magnetic Droplets (Projeto Ciências sem Fronteiras -CNPq - grant: 402371/2013), coordenado pelo orientador.  A tese apresenta alta densidade científica, interdisciplinaridade, originalidade e inovação que impressionam tanto em relação aos aspectos teóricos como também as metodologias empregadas nas simulações numéricas de suspensões magnéticas usando dinâmica Browniana. É inequívoca a relevância científica e tecnológica do trabalho, demonstrada pelo impacto dos artigos científicos publicados em periódicos indexados de grande circulação internacional. Vinculados a referida tese foram publicados: 02 artigos  no Physics of Fluids (estrato A1; fator de impacto 3.515) com 15 citações, 03 artigos  no Journal of Magnetism and Magnetic Materials (estrato A2; fator de impacto 2.717) com um número de 15 citações   e um artigo publicado no Applied Mathematical Modelling (estrato  é A1; fator de impacto 3.633) com 09 citações. O elevado patamar de qualidade da tese e as publicações associadas levou o índice H do autor da tese, mesmo na condição de recém-doutor, a um valor 4 (quatro). Vale ainda destacar que os resultados mais relevantes da tese já estão sendo utilizados no contexto internacional por vários grupos de pesquisa que trabalham com reologia, hidrodinâmica e magnetização de suspensões magnéticas.

Parabenizamos o autor e o orientador pela conquista!

Orientador Francisco Ricardo da Cunha (esquerda) e autor Adriano Possebon Rosa (direita)

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF